ESPECIALIDADES

Como tratar uma inflamação na gengiva?

Muitas vezes nós deixamos de lado um cuidado fundamental com nossa boca. Você sabe qual é? Isso mesmo: usar adequadamente o fio dental antes  da escovação.

Você talvez já tenha levado um puxão de orelha do seu dentista, né? Não usar fio dental para complementar a higiene dos dentes por longos períodos permite o acúmulo da placa bacteriana, um dos principais fatores causadores de inflamação na gengiva. Além da placa bacteriana, fatores genéticos e o uso de medicamentos também podem causar inflamações.

Você pode estar sentindo algumas dores e tendo sangramento. Veja como a Hands Odontologia pode te ajudar.

Como identificar a inflamação da gengiva

Dr. Leonardo de Pinho, especialista em Periodontia Estética e Implantes, da Hands Odontologia, alerta: “A periodontite é uma doença bastante silenciosa. É comum o paciente não apresentar nenhum sintoma até que o quadro já esteja avançado”.

Observe algumas características de uma gengiva inflamada:

  • Coloração vermelho escura
  • Sensibilidade e inchaço
  • Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental
  • Dor ao comer
  • Mau hálito

Ao beber aquele suco de limão sentiu uma dor que parece não ter fim? Passar fio dental e escovar os dentes tornou-se algo doloroso? Se sua gengiva está vermelha em tons escuros, o seu problema pode ser simples de resolver!

Na primeira foto temos a gengiva inflamada e à direita uma imagem de gengiva saudável após tratamento periodontal

Como curar a inflamação da gengiva

Buscando por resolver esse problema de forma caseira, blogs e sites repassam receitas como bochecho de água e bicarbonato, o uso de óleos na gengiva, bochechos compostos por chá e o uso de sal. Cuidado! Essas receitas caseiras de como curar a inflamação são perigosas, e, dependendo do seu problema, podem agravar a inflamação.

Dr. Leonardo de Pinho, especialista em periodontia da Hands Odontologia, alerta: ”Uma inflamação na gengiva pode piorar silenciosamente se não for tratada ou se utilizar o tratamento inadequado que mascaram sintomas mas não resolvem o problema.”

 

Antecipe-se

Caso você ainda não tenha perdido um dente entenda que a prevenção e o acompanhamento periódico são ainda a melhor solução:

  • Mantenha a escovação após as refeições
  • Habitue-se ao uso de fio dental
  • Mantenha o acompanhamento periódico e profilático com um dentista
  • Busque um dentista quando tiver dor no dente ou problemas na gengiva

Não postergue um tratamento dentário. Raramente são problemas que param ou melhoram sozinhos. Você pode se acostumar com uma dor e o problema apenas piorar com o tempo.

Para saber mais sobre como manter a sua saúde da melhor forma, faça parte do programa de prevenção da Hands Odontologia:  Antecipe-se!

 

A Hands Odontologia cuida da sua saúde

Contamos com a profissional que entende bem quando o assunto é livrar pacientes da dor e do incômodo. A Dra. Érika Borges, especialista em periodontia, vai transformar o seu sofrimento em um sorriso saudável. Acesse os nossos canais de comunicação e faça parte do time que tem mais qualidade de vida!

Dr. Leonardo de Pinho

CRO-DF 4378 / IE 2149

Prof. Especialista em Periodontia Estética e Implantes. 

Dra. Érika Borges

CRO-DF 4211 / IE 1335

Especialista em Endodontia, Periodontia e Implantodontia

Contate por Whatsapp

(61) 98138-9847

Ligue para nós

(61) 3443-0023

Visite nossa clínica

SGAS 610, bloco 2, sala 207, Centro Médico Lúcio Costa Asa Sul, Brasília